A Rede

A Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) é uma corrente do movimento estudantil surgida em julho de 2009 que estimula e organiza em seu interior Coletivos e Oposições de Base por local de estudo, seja do nível secundarista, superior ou técnico etc. A Rede atua com a finalidade de convergir cada atuação em nossos locais de estudo à objetivos de unidade nacional, política e organizativa, ao longo do tempo.

Não somos uma entidade representativa de Grêmios, DCEs e CAs/DAs. Atuamos ininterruptamente no interior de nossas escolas e universidades, como oposição ou gestão de tais entidades, não com a finalidade eleitoreira de ganhá-las a qualquer custo, mas visando estimular uma auto-organização de base duradoura e ativa através dos princípios do classismo, da combatividade, do anti-governismo, anti-reformismo, da democracia de base, da ação direta e da autonomia frente partidos, governos e empresas.

Pretendemos a Reorganização do Movimento Estudantil Nacional. E esta tarefa só pode ser cumprida com a Reorganização dos Movimentos Estudantis em cada Local de Estudo. Entendendo os estudantes (uma categoria social em transição) como uma fração da classe trabalhadora, compreendemos consequentemente ser nossa tarefa selar uma aliança orgânica com o conjunto de nossa classe. Para tanto, defendemos programaticamente e buscamos consstruir um Central de Classe no Brasil.

Organizamo-nos de baixo para cima, sendo os Coletivos e Oposições a base de nossa Rede, a raiz condutora de nossa política à vida estudantil em cada local de estudo e o critério que confere ao militante direitos políticos na Rede. O conjunto de Coletivos e Oposições de determinada localidade formam nossos Núcleos Locais (geralmente abrangem espacialmente uma cidade, mas não necessariamente). Os Núcleos Locais são responsáveis por eleger a política e tarefas nacionais da Rede através da eleição de Coordenadores, que por sua vez formam a Coordenação Nacional. Anualmente, organizamos nossa Plenária Nacional, um encontro com maior participação dos militantes de base, instância superior à Coordenação Nacional, que orienta linhas de princípios, estrutura e estratégia, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s