Comitês de Propaganda

COMITÊS DE PROPAGANDA DA RECC

Razões de existência e orientações de funcionamento

O Comitê de Propaganda (CP) é um comitê de apoio à RECC e por isso não responde enquanto RECC. A tarefa do CP é, basicamente, realizar a propaganda dos materiais da RECC, como o boletim Avante!, os comunicados nacionais, as cartilhas e etc. Além disso o CP pode propor matérias para o Avante!, para o blog etc. A formação de um CP está parcialmente vinculado ao processo de ingresso na RECC. Parcialmente, pois esta não é uma tarefa exigida para ingresso, podendo haver ingresso sem se formar um CP ou formação de um CP sem este realizar ingresso na RECC.

 As situações as quais a RECC orienta que se forme um CP são: 1) quando uma organização de base (coletivo ou oposição) que ainda esteja em processo de ingresso junto à RECC, realizando então as discussões de formação política, possuindo ou não três militantes orgânicos; 2) quando um grupo de estudantes ainda não esteja organizado na base (por coletivo ou oposição), mesmo que ocorrido um processo de formação e discussão política com resultado positivo; 3) ou quando indivíduo(s) esteja(m) de acordo com a linha política da RECC, mas não há condições de comprometer-se com as tarefas organizativas, somente as de propaganda.

 Os alvos de propaganda devem ser, preferencialmente: o próprio local de estudo – escola ou universidade; suas salas de aula; assembleias ou reuniões de curso nas universidade; assembleias gerais de universidade ou escola secundarista; manifestações estudantis; eventos estudantis de formação política; encontros nacionais de curso; outras escolas ou universidades de sua cidade; etc. A propaganda não deve ser uma atividade megalomaníaca. Não se pode abraçar todos os espaços ao mesmo tempo. Ela deve ter certo planejamento e possuir focos potenciais de inserção, sempre passíveis de mudança pelos resultados obtidos. Por outro lado, a propaganda pode não obter resultados visíveis imediatamente, não sendo este o motivo de avaliação negativa.

 A RECC reconhece os alcances e limites da propaganda, e acredita que o avanço concreto com qualquer objetivo (seja de mobilização, denúncia, disputa de consciência etc.) exposto em panfletos, sites, boletins, pinturas etc., consolida-se tão somente quando a propaganda alia-se a organização permanente na base. Por isso um CP cumpre o objetivo inicial indispensável de difundir os posicionamentos da RECC em locais e regiões do Brasil que ainda não há um núcleo orgânico da Rede, um limite de sua própria existência, mas justamente visando poder contribuir para que este processo conflua em influência da política estudantil classista e combativa dando condições para a formação de uma organização de base, seu alcance esperado. A Reorganização do Movimento Estudantil depende da capacidade de deslegitimar e derrotar em cada escola do Brasil o reformismo, o governismo, o legalismo e o pacifismo, difundindo outro parâmetro de política e organização: classista e combativa pela base, centrada na força do protagonismo estudantil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s